MAIS MEDICAMENTOS SÃO INCORPORADOS AO SUS


Medicamentos para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica serão incorporados ao SUS

Medicamentos para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica serão incorporados ao SUS
Medicamento inalável para tratar DPOC também será incorporado ao SUS













São Paulo, 25 de setembro de 2012


Os medicamentos budesonida, beclometasona (corticoides inalatórios), fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol (broncodilatadores), indicados para o tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) serão incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (25). A publicação da portaria que amplia a indicação desses medicamentos está prevista para esta quarta-feira (26).

A rede pública de saúde terá até 180 dias a partir da publicação da portaria para começar a ofertar os produtos à população.Dos medicamentos incorporados, dois deles – beclometasona e sabutamol – já são ofertados com até 90% de desconto pelo programa Farmácia Popular para tratamento da asma leve e moderada.

Também serão disponibilizadas outras linhas de cuidado para tratar a doença, como a vacina contra influenza, a oxigenoterapia domiciliar e os exames diagnósticos para deficiência de Alfa-1 (caracterizada por níveis muito baixos no sangue ou inexistentes de uma proteína produzida pelo fígado).

O Ministério da Saúde está ainda elaborando um protocolo clínico para a DPOC. O objetivo é estabelecer critérios de diagnóstico de doenças, de análises de tratamentos com os medicamentos e doses adequadas, criar mecanismos para o monitoramento clínico quanto à efetividade do tratamento e supervisão de possíveis efeitos adversos e para a garantia da prescrição segura e eficaz.

O documento já passou por consulta pública e, após contribuições, será publicada portaria para criação do protocolo.


Fonte CRFSP

0 comentários:

Postar um comentário