PERIGO


Pesquisa aponta que suplementos e fitoterápicos podem interagir com medicamentos

Pesquisa aponta que suplementos e fitoterápicos podem interagir com medicamentos. Foto: Elena Elisseeva/Panthermedia











      Preocupado com o grande aumento do consumo de produtos naturais e suplementos dietéticos nas últimas duas décadas, o dr. Hsiang-Wen Lin, da Escola Chinesa de Medicina , em Taiwan, resolveu pesquisar os efeitos causados por eles nos consumidores. De acordo com a pesquisa, usar suplementos naturais ou dietéticos como equinácea, Erva de São João, linhaça e ginkgo podem causar efeitos colaterais adversos quando misturado com medicamentos.
Lin e sua equipe revisaram 54 artigos científicos e 31 estudos de campo. Eles encontraram os principais sinais de interações adversas dos medicamentos com suplementos de magnésio, cálcio e ferro, além das plantas medicinais ginkgo biloba e erva de São João.A literatura médica analisou as interações entre 213 compostos minerais, vitamínicos ou fitoterápicos e 509 medicamentos comerciais, documentando 882 interações.
Para dr. Lin estima-se que mais de 50% dos pacientes com doenças crônicas ou câncer, nos EUA, utilizam esses produtos junto com a medicação prescrita. Apesar de sua ampla utilização, os riscos potenciais associados a combinação de ervas e suplementos de dieta com outros medicamentos podem causar problemas graves de coração, dor no peito, dor abdominal e dor de cabeça. Os cientistas alertam que esses resultados podem ser apenas a ponta do iceberg e disseram que as pessoas precisavam estar conscientes dos riscos de saúde envolvidos.
Mais de 42% das interações foram causadas porque os suplementos alteraram a farmocinética dos medicamentos - o processo pelo qual a droga é absorvida, distribuída, metabolizada e eliminada pelo corpo.Entre as 152 contraindicações identificadas pelos pesquisadores, as mais frequentes envolvem o sistema gastrointestinal (16.4%), sistema neurológico (14.5%) e doenças genito-urinárias (12.5%).
Campeões em interação
Os medicamentos varfarina, insulina, aspirina digoxina e ticlopidina foram os medicamentos com maior número de relatos de interações com os suplementos. Já entre os fitoterápicos, as interações negativas ocorreram mais comumente com linhaça, equinácea e ioimbina.O estudo foi publicado no exemplar de novembro da revista International Journal of Clinical Practice.

Fonte cerfsp

0 comentários:

Postar um comentário